Cada cor tem o seu comprimento de onda particular e frequência. Cada cor pode ser medida em unidades de ciclos ou ondas por segundo.
Se podemos imaginar a luz viaja em ondas, como um oceano. São estas ondas que têm as propriedades de onda e frequência. A onda é a distância entre os mesmos locais em ondas adjacentes. Como exemplo, um oceano cheio de ondas, que estejam a 10 metros de distância, poderia ser dito que, tendo um comprimento de onda de 10, enquanto oceano de ondas de 30 metros de distância, seria dito como tendo um comprimento de onda de 30.
O mesmo se aplica à luz. A cor vermelha tem um comprimento de onda de 700 nanômetros. Considerando que, violeta tem um comprimento de onda muito menor, cada onda violeta que abrangem uma distância muito mais curta.
A frequência de uma onda é determinada pelo número de ondas completas, ou comprimentos de onda, que passam um determinado ponto a cada segundo.
A cor vermelha por exemplo, tem uma frequência de cerca de 430 triliões de vibrações por segundo, enquanto Violeta tem uma frequencia muito maior, para cada vaga violeta iria passar um determinado ponto muito mais rápido do que a cor vermelha.
Toda a luz viaja na mesma velocidade, mas cada cor tem um comprimento de onda e frequência diferentes.
Para tentar explicar a frequência de cor e luz um pouco mais longe, imaginemos novamente que um oceano com ondas que estão a 10 metros de distância que batem na praia a cada 5 segundos. Estas ondas podem ser classificadas como tendo uma frequência de 5, enquanto que um oceano de ondas 10 metros de distância que caiu na costa a cada 10 segundos, seria classificado como tendo uma frequência de 10. A mais freqüente das ondas, maior a frequência.
É nestes comprimentos de onda e frequências diferentes que causam as diferentes cores de luz para separar e tornar-se visível quando se passa por um prisma. Isso pode ser encarado da mesma forma que as ondas de rádio têm diferentes frequências e comprimentos de onda, algumas estações só podem ser escutados a uma determinada frequência ou comprimento de onda. Assim, a cor azul - por exemplo, só pode ser visível em uma determinada frequência e comprimento de onda.